Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=002322 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
O NOVO GOVERNO DA REPUBLICA

Outras remetências de título:
5 DE NOVEMBRO DE 1922; O NOVO GOVERNO; CHEGADA DO EXMO. SR. ARTHUR BERNARDES E SUA POSSE COMO NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA; CHEGADA AO RIO DO EXMO. SR. ARTHUR BERNARDES
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 14min20seg, 280m, 16q

Data e local de produção
Ano: 1922
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Circuito exibidor
Exibido em São Paulo a 18.11.1922, no Roial e São Pedro.
Sinopse
A chegada ao Rio, a 5 de novembro, e a posse do novo Presidente da República, Arthur Bernardes, em 15 de novembro. Cortejo presidencial desfilando com lanceiros a cavalo pela avenida Beira-Mar. Multidão recebe Arthur Bernardes no portão da sua residência. Arthur Bernardes com o vice-presidente Estácio Coimbra e políticos posam para a câmera. Fotos e poses dos novos ministros. "A 15 de novembro de 1922", multidão aglomerada em frente ao prédio da Biblioteca Nacional, onde funciona o Congresso Nacional para a posse do presidente. Chegada de personalidades, de Arthur Bernardes e comitiva. Foto fixa do momento da cerimônia de posse no interior da Biblioteca. Arthur Bernardes e convidados deixam a Biblioteca. Cortejo presidencial em rua central. O novo presidente desembarcando à porta do Palácio do Catete. Pessoas nas sacadas do Palácio. O Presidente Epitácio Pessoa deixa o Palácio do Catete.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Eleição; Governo Federal; Manifestação; Solenidade; Congresso Nacional; Diplomacia
Descritores secundários
Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro - DF; Palácio do Catete, Rio de Janeiro - DF
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): Botelho Filme

Identidades/elenco:
Bernardes, Arthur
Pessoa, Epitácio
Coimbra, Estácio
Carvalho, Setembrino de
Alencar, Alexandrino de
Calmon, Miguel
Alves, João Luis
Pacheco, Félix
Sá, Francisco
Vidal, Sampaio
Pessoa, Silva
Brito, Faria

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
CB/Ficha Filmográfica
JCB/OESP
Fontes consultadas:
MAM/79
Observações:
JCB/OESP informa: "Na chegada (a 05.11.1922), Arthur Bernardes vai a sua residência e lá temos diversas poses do novo Presidente com o Dr. Estácio Coimbra, vice-presidente, e com os congressistas. A 15.11 toma posse no edifício da Biblioteca Nacional, onde funcionou o Congresso, com a presença dos embaixadores estrangeiros. Arthur Bernardes deixa o Congresso para ir ao Catete onde o Presidente Epitácio Pessoa lhe entrega o governo, e deixa o palácio nos braços do povo. A 16.11, apresentação do Ministério: "O General Setembrino de Carvalho, um dos mais novos e mais brilhantes oficiais do nosso Exército - Ministro da Guerra; o Almirante Alexandrino de Alencar, velho marinheiro, cheio de serviços à Armada e à Nação - Ministro da Marinha; Dr. Miguel Calmon, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura e grande parlamentar - Ministro da Agricultura; Dr. João Luis Alves, jurista eminente - Ministro da Justiça; Dr. Félix Pacheco, notável jornalista e homem de letras - Ministro das Relações Exteriores; Dr. Francisco Sá, grande estadista, tribuno notável e engenheiro eminente - Ministro da Viação; Sr. Sampaio Vidal, economista e financeiro emérito - Ministro da Fazenda; General Silva Pessoa, organizador da Polícia Militar - Comandante da mesma e Dr. Faria Brito - Chefe de Polícia. Encerra o filme uma alegoria à República".
JCB/OESP indica que a Botelho Filme se auto-intitulou "órgão oficial do governo" e utilizou 3 operadores na filmagem.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro / CEF - Caixa Econômica Federal, 2007-2008.
Ilustração: O Estado de São Paulo, 18.11.1922.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS