|
FRONTEIRAS DO INFERNO Categorias Co-produção / Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, COR, 102min, 2.800m, 24q, Eastmancolor, Westrex
Data e local de produção Ano: 1958 País: BR - US Cidade: São Paulo; New York Estado: SP
CertificadosRecensurado com Certificado de Censura Federal n. 24.081, de 24.05.1965, 10 anos, 1 cópia, 120m, trailer.Recensurado com Certificado de Censura Federal n. 24.082, de 24.05.1965, 14 anos, 1 cópia, 2800m.Recensurado em 20.07.1965, 1 cópia, 2800m. Data e local de lançamento Data: 1959.04.18 Local: São Paulo Circuito: Marabá; Regência; Itamarati; Radar; Monark; Nilo; Tropical; Cruzeiro; Glória; Icarai; Roxy
SinopseUm garimpo, na fronteira Brasil-Bolívia, é dominado por um homem que, cercado de capangas, impede que os diamantes saiam dali. Com a chegada de um forasteiro, os homens pensam em fugir. Ele é visto com desconfiança por todos. Um diamante muito valioso é encontrado, mas desaparece junto com o forasteiro, que é perseguido.
GêneroDrama
Termos descritoresExtrativismo; BO Descritores secundáriosDiamante Termos geográficosBO PrêmiosPrêmio da Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos,1959, deMelhor Ator para Picchi, Luigi.. Prêmio Saci,1959 de Melhor Atriz Secundária para Souza, Ruth de.. Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1959 de Melhor Diretor, Melhor Argumento e Melhor Roteiro para Khouri, Walter Hugo e de Melhor Ator para Picchi, Luigi.. Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Curitiba, 2, 1959.. Prêmio Cidade de São Paulo, 1959 conferido pelo Júri Municipal de Cinema de Melhor Argumento para Khouri, Walter Hugo.
Produção Companhia(s) produtora(s): Distribuidora de Filmes Sino Ltda. Produção: Tkaczenko, Konstantin; Lebedka, Michel Produtor associado: Pinnacle Production Inc. - Nova Iorque
Produção - Dados adicionais Secretaria de produção:
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Fama Filmes S.A.; Distribuidora de Filmes Sino Ltda.; Paris Film
Argumento/roteiro Argumento: Khouri, Walter Hugo Roteiro: Khouri, Walter Hugo
Direção Direção: Khouri, Walter Hugo Assistência de direção: Tofani, Sérgio Continuidade: Amaral, Milton
Fotografia Direção de fotografia: Tkaczenko, Konstantin Câmera: Tkaczenko, Konstantin Assistência de câmera: Owintschenko, Eugênio Operador: Pfister, George
Dados adicionais de fotografia Foco: Owistchenko, Eugênio
Som Direção de som: Kostiw, Bogdan; Warnovski, C.
Montagem Montagem: Coimbra, Jaime; Braun, Lúcio
Direção de arte Cenografia: Khouri, Walter Hugo; Massenzi, Pierino
Dados adicionais de direção de arte Assistencia de cenografia: Vedovato, José Responsável por construções: Vedovato, José Contra-regra/acessórios de cenografia: Overbeck, Peter Montagem de cenário: Vedovato, José Vestuário: Bonadei, Aldo
Música Trilha musical: Simonetti, Henrique
Identidades/elenco: Merinov, Victor (Stanislav Gavriluk) Vasconcelos, José Mauro de Varnoviski, Sérgio Vedovato, José Julio, José Souto, Hélio Duarte, Aurora Gravriluk, Stanislau Picchi, Luigi Pedrão Participação especial: Castellani, Lyris - bailarina Souza, Ruth de Brah, Lola Fazio, Bárbara
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros-Cat LRB/CP FCB/FF CENS/I AV/ICB ACPJ/CB 10 ALSN/DFB-LM Fontes consultadas: ACPJ/I Observações: Segundo a revista Visão de 06.05.1960, o filme foi revelado em laboratório americano, com dupla versão português e inglês. AV/ICB e LRB/CP acrescentam <Khouri, Walter Hugo> na montagem e <Oirino> em cenografia. ACPJ/I acrescenta: <Ricci, Sergio> como assitente de direção; <Barros, Carlos A. S.> e <Pfister, George> como câmeras; <Olsen, Hans> na sonografia; <Coimbra, Carlos> na edição e no elenco <Dukat, Harry>; <Oliver, Nelson>; <Perecin, Aldo>; <França, Marlene>; <Amaral, Milton> e <Spievak, José J.>. ACPJ/CB10 acrescenta em sua ficha técnica: <Khouri, Walter Hugo> nos diálogos; <Barros, Carlos Alberto de Souza> em colaboração no argumento; <Amaral, Milton> como assitente de direção; <Pinacle Productions> como a companhia produtora e afirma que o filme foi realizado entre abril e maio de 1958. "Fronteiras, como todo mundo sabe, foi um filme de encomenda, feito em condições muito precárias, a fim de sobreviver por alguns meses sem ter que voltar à televisão. Foi realizado em duas versões, português e inglês, em menos de 40 dias, com apenas 32 latas de negativo Eastmancolor para as duas versões e um péssimo serviço de laboratório. Quando recebi a proposta a condição 'sine qua non' era de que fosse um filme sobre garimpo, com uma história já existente, infantil e primária. Estando parado já alguns meses depois de Estranho Encontro, e sem perspectivas, aceitei. Gostaria apenas de ter tido melhores condições, mais tempo e liberdade de poder fazer outra história." (Khoury, Walter Hugo, cit. in. ALSN/DFB-LM)
|