Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=001986 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
MINAS EM ARMAS
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 2600m, 16q

Data e local de produção
Ano: 1933
País: BR
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG


Certificados
Censura Federal 965, censurado em 08.03.1933.
Data e local de lançamento
Data: 1933.04.21
Local: Belo Horizonte
Sala(s): Brasil
Exibição especial: 1933.04.07
Local exibição especial: Belo Horizonte
Sala(s): Glória


Sinopse
"... Quando nos primórdios da luta armada, que, em fins do ano passado São Paulo - pugnado pelos ideais de seus filhos fez participar todo o país, Minas coerente com os princípios que abraçara, não fugindo à responsabilidade que contraíra para com a Pátria emprestou o seu apoio incondicional e eficiente à ditadura, colaborando pela sua gloriosa Força Pública, de maneira eficaz na repressão ao movimento revolucionário irrompido. Coesa e una, formidável de energia, grandiosa de abnegação e sacrifício a Polícia Mineira honrando um nome que já constituía quase uma tradição, desdobrou-se, multiplicou-se incansável, na defesa de princípios que, por serem os de seus dirigentes, eram, também os seus princípios. A sua atuação, em quase todos os setores revoltados, foi mais que destacada; plena de dedicação e de heroísmo que nunca tem faltado nas horas que Minas precisa dos seus filhos. Pois é a brilhantíssima atuação da Força Pública Mineira que o cine Brasil oferecerá hoje... em toda a sua grandeza, veiculada por um filme colhido nos dias de luta cruenta, com toda a fidelidade e com todos os detalhes de ação. É uma película que historia toda a eficiência do papel representado pela nossa Milícia no movimento revolucionário do ano passado... rende como que uma homenagem aos heróis que deram toda a sua dedicação em prol da Pátria...". (Correio Mineiro, 21.04.1933, p. 3)
Rolo 1: Olegário Maciel e Gustavo Capanema, militares; vistas de uma pequena cidade e uma ponte; Maricá e Caldas.
Rolo 2: Acampamento do batalhão, o trem-hospital, viaturas de transporte. Caminhão com dois feridos baleados chega ao trem; operação. Canhões em funcionamento, fuzil estilhaçado. Aspectos do acampamento em Maricá: cozinha, oficiais saindo do abrigo, o Estado-Maior, a visita do chefe ao local. O "lazer" e o cotidiano: um cachorro, o samba nas trincheiras, o quartel-general, tanques e a distribuição do rancho em um caminhão.
Rolo 3: Soldados se preparando e em batalha. Planos do túnel e das montanhas. O avião inimigo e a trincheira. Major e oficiais, missa campal, a metralhadora. Aspectos da batalha: avanço de terreno, por trincheiras, soldado ferido, repouso, soldado carregando companheiro, efeito de granada, coronel e oficiais a cavalo. Marco de limite entre Minas Gerais e São Paulo. Soldados em fazenda, canhões pequenos.
Rolo 4: Instalação de fios telefônicos, canhão atirando contra paulistas, efeito de granada em trilho. Aspectos do acampamento: refeições, armamento, soldados nas trincheiras. Oficiais na fazenda, vista geral do local, caravana subindo morro.
Rolo 5: Oficiais simulam chegada de aeroplano; soldado ferido, trincheiras sob nevoeiro. De volta a Passa-Quatro depois da vitória. Túmulos de soldados; oficial visitando o túmulo do primeiro mártir. Carros tombados em trilhos, estação ferroviária, entrada do túnel e percurso de trem pelo túnel. Setor de Caldas: área próxima de cascata onde houve uma batalha. Pinheiral; a cascata desocupada pelas tropas mineiras. Vistas de Poços de Caldas: um colégio e um monumento.
Rolo 6: Vista da cidade de Guaxupé já desocupada dos paulistas. Praça arborizada, avenida e estátua. A Prefeitura e a Santa Casa. Oficiais acompanhados de mulheres. Trem com soldados partindo para o front. Trem-hospital em Guaxupé. Mococa tomada dos rebeldes: ponte, vistas das serras, trincheiras abandonadas. Vista de Vila da Prata e de Bairro Alegre. São João da Boa Vista abandonada pelos rebeldes. Vargem Grande. Trincheiras voltadas para Casa Branca. O menino mascote.
Rolo 7: Caminhões com soldados, o batalhão fazendo uma refeição após a vitória. Trem transporta soldados. Desfile em Casa Branca na data da rendição de São Paulo. O quartel-general no clube. A tropa chega na estação. A Escola Normal, a Prefeitura e o prefeito mineiro interventor. Distribuição de alimento aos pobres. Oficiais. A saída da missa na praça; a matriz.
Rolo 8: Automóveis de oficiais atravessam o rio, de balsa. Pirassununga. A matriz. Enfermaria com doentes. Porto Feliz. À beira do Rio Grande, porto, balsa, ponte com trem; as margens paulistas. Outro porto. Enfermeiras. Balsa no Rio Uberaba.
Rolo 9: Ponte sobre o Rio Grande na fronteira dos estados. O lado inimigo vista com teleobjetiva. Oficiais. Um soldado indo para a luta. Embarque na balsa para atravessar o rio.
Rolo 10: Depois da luta: desfile das tropas em Belo Horizonte. Desfile para Olegário Maciel: banda, cavalaria, esquadrões. Sacada do Palácio da Liberdade. Fim do desfile. Coronel Barcellos visita Olegário Maciel. (Resumo a partir de material examinado)
Gênero
Documentário
Termos descritores
Revolução de 32; Exército; Armamento; Ferrovia; Desfile
Descritores secundários
Trem; Estação ferroviária; Trem-hospital; Caminhão; Canhão; Fuzil; Tanque; Missa; Metralhadora; Fazenda; Cemitério; Monumento; Prefeitura de Guaxupé - MG; Santa Casa de Guaxupé - MG; Escola Normal de Casa Branca - SP; Prefeitura de Casa Branca - SP; Igreja Matriz de Casa Branca - SP; Balsa; Igreja Matriz de Pirassununga - SP; Porto; Hospital; Palácio da Liberdade, Belo Horizonte - MG; Banda militar; Cavalaria
Termos geográficos
MG; SP; Maricá - MG; Caldas - MG; Passa-Quatro - MG; Guaxupé - MG; Mococa - SP; Vila da Prata - localidade; Bairro Alegre - localidade; São João da Boa Vista - SP; Vargem Grande - SP; Casa Branca - SP; Pirassununga - SP; Porto Feliz - SP; Rio Grande; Rio Uberaba; Belo Horizonte - MG; Praça da Liberdade, Belo Horizonte - MG
Produção
Companhia(s) produtora(s): A. Junqueira Filme
Produção: Junqueira, Aristides

Direção
Direção: Junqueira, Aristides

Identidades/elenco:
Capanema, Gustavo
Maciel, Olegário
Barcellos, coronel

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
Material examinado
MRG/MGEF citando Correio Mineiro, 07 e 21.04.1933
CENS/I
Fontes consultadas:
CENS/DOU
Cinearte, 01.02.1934
Observações:
MRG/MGEF aponta "7 partes".
CENS/I indica 2.800m, 1 cópia, "local: Museu Nacional".
Companhia produtora provável.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS