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HONRA E CIÚMES Outras remetências de título: CIÚMES Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 74min, 2.028m, 24q, Movietone
Data e local de produção Ano: 1933 Início de filmagem: 1933.04 Final de filmagem: 1933.05.01 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
CertificadosCensura Federal 1253, entre 01 e 15.05.1933.Certificado de Produto Brasileiro: B1001156900000 de 11.02.2010. Data e local de lançamento Data: 1933.07.03 Local: São Paulo Sala(s): Alhambra, Astúrias, São José e Santo Antônio
Circuito exibidorExibido em São Paulo de 03 a 05.07.1933 no Alhambra, no Astúrias, no São José e no Santo Antônio; de 06 a 07.07 no Paulistano; a 07.07 no Orion; de 11 a 12.07 no Oberdan; a 14.07 no Glória e no Ideal; de 20 a 21.07 no Bom Retiro e de 25 a 26.07.1933 no São Pedro. Exibido em São Paulo a 05.07.1933, no Íris e no Moderno, segundo MRG/CCP.
Sinopse"História de uma refugiada russa que vem para o Brasil e casa com moço trabalhador, honesto, que a amava apaixonadamente. De repente o marido herda uma grande fortuna e ela se vê rica com lindas jóias e admiradores. Até que um dia o marido descobre sua traição e, com cúmes, mata-a. No júri, ele pede que o condenem. Mas é absolvido". (AG/50 CIN)
GêneroDrama
Produção Companhia(s) produtora(s): Íris Filmes; Cinédia Estúdios Cinematográficos Ltda. Produção: Tibiriçá, Antônio
Argumento/roteiro Argumento: Tibiriçá, Antônio
Direção Direção: Tibiriçá, Antônio
Fotografia Câmera: Mauro, Humberto; Medeiros, Antônio
Som Sonografia: Castro, Afrodísio Pereira de; Ciacchi, Victor
Direção de arte Cenografia: Tibiriçá, Antônio
Dados adicionais de música Título da música: Ária de o barbeiro de Sevilha; Música de: Rossini, Gioacchino Antonio; Intérprete(s): Freitas, Leandro de;
Título da música: Te amei; Música de: Pesce, Giacomo; Intérprete(s): Tibiriçá, Antonio;
Título da música: Alma em flor; Música de: Tupinambá, Marcelo; Intérprete(s): Sorrentino, Anita;
Título da música: Minha alma Música de: Tupinambá, Marcelo Intérprete(s): Sorrentino, Antônio
Regente Maestro: Maestro Vivas
Locação: São Paulo; Santos Identidades/elenco: Sorrentino, Antônio (Réu) Leilop, Amanda (Vítima) Tibiriça, Antônio (Advogado) Freitas, Leandro (Barítono) Sorrentino, Anita Sabatini (Soprano) Moema, Tamar (Apaixonada) Eugênio, Carlos (Apaixonado) Marra, Paulo (Mordomo) Sachs, Otto (Escrivão) Nunes, Alfredo (Juiz) Gonzaga, Adhemar (Jurado de óculos) Ribas, Pery (Jurado) Ciacchi, Victor (Jurado) Nacarato, Carmo
Conteúdo examinado: N Fontes utilizadas: AG/50 CIN JCB/OESP Cinearte CENS/DOU Fontes consultadas: MRG/CCP ACPJ/I FCB/CS AV/ICB ACPJ/75 ACPJ/CB: 1906-1968 Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 06.02.2018. MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga Observações: Ilustrações: O Estado de São Paulo, 25 e 29.06 e 02.07.1933. Fotografias: Cinearte, 15.04; 15.05; 01.06; 01.07.1933; AG/50 CIN (p. 26, 56). FCB/CS acrescenta na direção <Mauro, Humberto>. ACPJ/I indica argumento de <Sulis, Paulo> e operador <Garcia, Ramon>. AG/50 CIN indica "Fotografia (nas cenas de interior na Cinédia): Humberto Mauro". Informa tratar-se do "(...) primeiro drama movietone, cantado em português e sem letreiros, com som gravado por aparelhos importados dos Estados Unidos". " (...) aproveitaram-se algumas cenas do filme <CRIME DA MALA, O> (1928), também sob direção de Antônio Tibiriça. (...) e a Cinédia entrou com trinta por cento na produção do mesmo". "(...) Neste filme, pela primeira vez na história do cinema brasileiro, filmou-se (18 de maio de 1933 ?) a cena de uma festa com uma orquestra verdadeira e completa, sob a regência do Maestro Vivas, nos estúdios da Cinédia, presenciada por cerca de 40 convidados, entre os quais Francisco Serrador". Por fim, informa que o "(...) balcão do júri serviria, em outras ocasiões, de botequim para <ÉBRIO, O> (1946)" e que "O 'set' da cena do tribunal foi montado em quatro horas e a filmagem dessa seqüência se realizou numa única noite".
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