Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=001574 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
VIVO OU MORTO

Filme desaparecido  
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Ficção

Material original
35mm, BP, 16q

Data e local de produção
Ano: 1916
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Data e local de lançamento
Data: 1916.12.14
Local: Rio de Janeiro
Sala(s): Palais


Sinopse
"No fim dos sete atos ou partes, quem as assistiu conclui, mais ou menos aturdido, que o sr. Teixeira de Barros quis fazer uma obra de elegância e arte destinada a dar destaque a bela arte de primadona e a gorda elegância da srta. Tina D'Arco... Se essa foi, como toda gente supõe, a nobre intenção do austero magistrado, convém acentuar que o audaz autor desse espantoso drama de adultério, ao concebê-lo, esquecendo-se da viçosa idade da gentil cantora, escreveu coisas incompatíveis com o agradável peso da heroína que pretende glorificar.
(...) A heroína da fita abandonando o marido e rolando para uma esfera moral que não era da gente com a qual vivera até então, continua a manter com essa gente as mesmas relações de amizade, e as senhoras e senhoritas que foram as suas amigas de outros tempos de solteira e de casada, acham natural a irregularidade de sua situação anormal, que a acompanham por montes e selvas, assistindo sem escândalo aos cálidos beijos que lhe dá o amante. Sendo uma decaída e querendo ir a um baile com o amante a dama principal do filme da autoria do sr. curador das massas falidas, em lugar de ir a um clube de mulheres desenvoltas de sua espécie, apresta-se para brilhar nos honestos salões aristocraticamente familiares do Clube dos Diários... Como se vê, nesta parte dos depautérios do sr. Teixeira de Barros, há um engano insultuoso, e para desfazê-lo com um protesto sem azedume escrevemos estas rápidas linhas..." (Careta/estudo)
Gênero
Drama
Descritores secundários
Comportamento social; Sexo; Adultério
Argumento/roteiro
Argumento: Barros, Teixeira de


Direção
Direção de cena: Barros, Luiz de

Fotografia
Operador: Botelho, Paulino

Locação: Filmado "no palacete do capitalista" Rodrigues, Alberto
Identidades/elenco:
Arco, Tina d'
Derval, Lucette
Marzullo, Francisco
Cunha, Alves da
Barbosa, João
Leopoldis
Ribeiro, Sales
Lima, Pedro
Pinto, M.

Conteúdo examinado: N
Fontes utilizadas:
CS/FCB, citando Correio da Manhã, 16.02.1916
Careta/estudo
Fontes consultadas:
LB/MMC
GNP/PCG
ALSN/DFB-LM
Observações:
O nome Leopoldis, citado no elenco, era o pseudônimo de <Majeroni, Italo> e foi adotado como nome em alguns filmes <Leopoldis, I. M.>, segundo GNP/PCG.
Teixeira de Barros era o pseudônimo de <Barros, Luíz de>.
CS/FCB: "sete partes", "exibido na Argentina".
LB/MMC faz inúmeros acréscimos: produção e montagem de <Barros, Luiz de>; argumento do Dr. <Barros Jr., Teixeira de>; roteiro de <Barros, Luiz de>; <Cunha, Alves da> e <Arco, Tina d'>; fotografia de <Botelho, Alberto> e <Botelho, Paulino>; cenografia de <Lazary, Ângelo> e <Barros, Luiz de>; e também no elenco: <Barroso, Zózimo> e <Velho, Pinto>. "Seis atos" e lançamento "como filme francês no exterior, pela fábrica <Pathé>, que comprou o negativo".
A fonte ALSN/DFB-LM indica na produção <Rolando, Antonio> com o pseudônimo de <Lalor, Arquimedes de>; assistente de direção <Themp, Harry>; secretário de produção <Lima, Pedro>. No elenco acrescenta <Morandi, Teresa>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS