Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=001263 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
BARÃO DO RIO BRANCO - A NAÇÃO EM LUTO - OS FUNERAES

Outras remetências de título:
HOMENAGENS E FUNERAIS DO BARÃO DO RIO BRANCO; OS IMPONENTES FUNERAIS DO CHANCELER BRASILEIRO BARÃO DO RIO BRANCO; FUNERAIS DO GRANDE CHANCELER BRASILEIRO BARÃO DO RIO BRANCO; FUNERAIS DO BARÃO DO RIO BRANCO; LUTO PELO BARÃO RIO BRANCO
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 8min, 240m, 16q

Data e local de produção
Ano: 1912
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Circuito exibidor
Exibido em São Paulo a 15 e 16.02.1912, no Bijou.
Exibido no Rio de Janeiro durante o ano.
Sinopse
"O luto pelo Barão Rio Branco": a repercussão da morte do diplomata - bandeiras a meio pau, o cinema Pathé e uma sala de teatro - que apresentava espetáculo Zé Pereira - fechados em luto, outros estabelecimentos comerciais também fechados. Fachada do Palácio Itamaraty, "onde falleceu o sr. Barão do Rio Branco". "Curiosos em frente ao Itamaraty", local do velório. "Distribuição do Diario Official". O "Corpo Diplomático". "O sr. Marechal Hermes e o Ministério visitam a camara ardente". "A câmara ardente". "O povo visita a camara ardente". O presidente Hermes da Fonseca, o Ministério e o povo passam por caixão coberto de flores. "O cortejo funebre". Multidão, cavalarianos, carruagem, carro fúnebre coberto de flores, salva de tiros. "No Cemitério de S. Francisco Xavier". Multidão agitada, caixão sendo transportado, homens tentam abrir passagem, coroas de flores; discursos. (Resumo a partir do material examinado).
Gênero
Documentário
Termos descritores
Morte
Descritores secundários
Branco, Barão do Rio; Funeral; Teatro; Zé Pereira - espetáculo; Diplomacia; Governo Federal
Termos geográficos
Rio de Janeiro - DF; Cinema Pathé, Rio de Janeiro - DF; Palácio Itamaraty, Rio de Janeiro - DF; Cemitério São Francisco Xavier, Rio de Janeiro - DF
Produção
Companhia(s) produtora(s): P. Botelho e Cia.; Brazil Filme

Fotografia
Operador: Botelho, Alberto

Identidades/elenco:
Fonseca, Hermes da

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Ficha Filmográfica
R.1681
VPA/BECB, p. 384
VPA/SCCSP, p. 206
JCB/OESP
Fontes consultadas:
GNP/PCG, citando Diário Popular, Pelotas - RS, 28.02.1912.
GNP/PCG, citando Diário Popular, Pelotas - RS, 05.03.1912.
Observações:
Operador provavelmente o indicado.
Existem dois materiais remanescentes. O primeiro, que deu o título principal deste registro, com 214,82m e uma cartela final com a indicação: "Brazil Films - P. Botelho & Cia. R. Senador Euzebio 31 Rio". O segundo, com 77,1m, com o título atribuído de <LUTO PELO BARÃO RIO BRANCO>. Os 30 primeiros metros desse material correspondem ao "luto", com as bandeiras a meio pau e os teatros fechados; o restante repete a parte do Itamaraty até a "câmara ardente".
Quanto aos demais títulos alternativos, VPA/BECB informa genericamente <HOMENAGENS E FUNERAIS DO BARÃO DO RIO BRANCO>. VPA/SCCSP, no entanto, aponta para o outro título alternativo: <IMPONENTES FUNERAIS DO CHANCELER BARÃO DO RIO BRANCO, OS>. JCB/OESP indica outro título: <FUNERAIS DO GRANDE CHANCELER BRASILEIRO BARÃO DO RIO BRANCO>. Todos eles, em algum momento, apontam para Botelho, tanto na parte fotográfica quanto na produção.
JCB/OESP também informa: anúncio publicado em O Estado de São Paulo de 19.02.1912: "Quem quiser exibi-la ou comprar (a fita) deve escrever para <Mafetano, Joanito>, Taubaté, SP."
GNP/PCG informa: exibido em <Pelotas - RS> a 28.02.1912 no <Cinema Popular>, o filme <FUNERAIS DO MINISTRO RIO BRANCO, OS>. Provavelmente trata-se do mesmo filme.
GNP/PCG informa: exibido em <Pelotas - RS> a 05.03.1912 no <Polytheama Pelotense>, o filme <FUNERAIS DO BARÃO DO RIO BRANCO, OS>. Provavelmente trata-se do mesmo filme. A mesma fonte indica operador: <Stelczyk, João>.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS