Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=000321 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
ESTE MUNDO É UM PANDEIRO
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, BP, 108min, 2.960m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1947
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Certificados
Censurados, o filme e o trailer com 80 metros, entre 01 e 15.02.1947.
Circuito exibidor
Exibido em São Paulo de 16.02 a 09.03.1947, no Art-Palácio; de 20.02 a 26.02, no Santa Cecília; de 10.03 a 23.03, Rosário; de 10.03 a 16.03, no São Bento; de 16.03 a 23.03, no Odeon (Sala Vermelha); de 24.03 a 02.04, no Brás-Politeama; de 24.03 a 30.03, no Piratininga; de 10.04 a 13.04, no Babilônia; de 15.04 a 20.04, no Paratodos; de 21.04 a 27.04, no Roial e no Paramount; de 28.04 a 04.05, no Cruzeiro; a 01.05 no Colombo; de 05.05 a 11.05, no Hollywood e no Capitólio; de 08.05 a 11.05, no Coliseu; de 12.05 a 18.05, no Paulista; de 19.05 a 25.05, no Lux; de 26.05 a 01.06, no Recreio e no Brasil; de 09.06 a 15.06, no São Pedro e no São Paulo; de 16.06 a 22.06, no Olímpia; de 23.06 a 30.06, no América; de 01.07 a 08.07, no São Caetano e no Cambuci; de 14.07 a 20.07, no Santo Antônio; de 21.07 a 27.07, no Pedro II e no Rialto; de 28.07 a 03.08, no Rex e no Santa Helena; de 04.08 a 10.08, no Íris; de 07.08 a 10.08, no Recreio; de 08.09 a 14.09.1947, no Fênix; de 16.01 a 18.01.1948, no Glória; de 26.01 a 01.02, no Paulistano; de 05.02 a 11.02, no Rialto; de 29.04 a 02.05, no Hollywood e de 05.11 a 07.11.1948, no Carlos Gomes.
Sinopse
"Esposa pede ao marido farrista para ficar em casa, pois devem chegar seus pais, que não o conhecem, nem mesmo de fotografia. Mas o marido escapa e vai a uma boate onde encontra Oscarito, que tem um acesso de riso ao ouvir o nome dele (Cornélio lhe lembra corno). Da atitude de Oscarito resulta uma briga, durante a qual ele perde a memória. Ao sair da boate, Cornélio apanha, por engano, o paletó de Oscarito. Assim, quando o amnésico, que ficou com o paletó de Cornélio, sai do hospital todo enfaixado, os enfermeiros o levam para a casa da esposa de Cornélio, que o recebe como seu marido (está todo enfaixado) e que os pais aceitam como genro. Mas a criada, no dia seguinte, descobre que o marido não é o marido e a esposa, embora aflita, resolve manter a situação por causa dos pais. Cornélio tenta voltar para casa. A criada não o deixa entrar. De fora ele vê a esposa tratar Oscarito como se fosse o marido e os pais da esposa o mandam prender como impostor. Assim que os pais viajam, a esposa expulsa Oscarito que vai se apresentar a um clube de boxe, pois sendo a briga a única coisa de que se lembra, pensa ser lutador e espera que poderão identificá-lo. Os empresários pensam que se trata de um débil mental e aproveitam a situação para escalá-lo contra um temível lutador contra quem ninguém quer lutar. Amigos de Oscarito ficam sabendo da situação pelos jornais e tentam salvá-lo. Mas a luta se dá e o 'estilo' de Oscarito desorienta o adversário. Oscarito vence e ganha muito dinheiro. Por ocasião de um espetáculo no Teatro Municipal, Oscarito e Cornélio encontram-se e este quer se vingar. Mas, graças à intevenção da esposa que explica a situação, tudo acaba bem." (JCB/Chan)
Gênero
Comédia; Musical
Produção
Companhia(s) produtora(s): Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil S.A.

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil S.A.

Argumento/roteiro
Argumento: Macedo, Watson; Soveral, Hélio do


Direção
Direção: Macedo, Watson

Fotografia
Direção de fotografia: Brasil, Edgar

Som
Direção de som: Coutinho, Jorge

Montagem
Montagem: Noya, Waldemar; Macedo, Watson

Música
Direção musical: Panicalli, Lirio

Canção
Título: Casado não pode;
Autor da canção: Nogueira, Alcebíades e Silva, Rutinaldo;
Conjunto e banda: Os Namorados da Lua;

Título: Escandalosa;
Autor da canção: Esteves, Djalma e Silva, Moacir;
Intérprete: Borba, Emilinha;

Título: Malagueña;
Autor da canção: Rio, Manuel del;
Conjunto e banda: Quitandinha Serenaders;

Título: Eu quero é rosetar;
Autor da canção: Lobo, Haroldo;
Intérprete: Nelson, Bob;

Título: Placa de bronze;
Autor da canção: Costa, J. e Mutt;
Intérprete: Marion;

Título: Que mentira, que lorota boa;
Autor da canção: Gonzaga, Luiz;
Intérprete: Gonzaga, Luiz;

Título: Quindins de Iaiá, Os
Autor da canção: Barroso, Ari
Intérprete: Correia, Horacina;

Intérprete: Bonfá, Luiz; Brown, Carmen; Gonçalves, Nelson; Gringo do Pandeiro; Reis, Rui e Monteiro, Ciro

Conjunto e banda: Joel e Gaúcho e Alvarenga e Ranchinho

Identidades/elenco:
Oscarito (Falso marido)
Catalano, Humberto (Cornélio, o marido)
Latour, Olga (Esposa de Cornélio)
Marion
Ruschel, Alberto
Fronzi, Cesar (Sogro)
Fronzi, Yolanda (Sogra)
Otelo, Grande
Vasconcelos, José

Conteúdo examinado: N
Fontes utilizadas:
JCB/Chan
JIMS/OESP II
SA/EMP
CENS/DOU
Fontes consultadas:
MB/MFCA
ALSN/DFB-LM
ACPJ/I
AV/ICB
JN/Imigrantes - Espanhóis II
FCB/FF
JRT/MPTC
CS/FF
Observações:
FCB/FF comenta: "Oscarito imita Gilda (<Hayworth, Rita> no filme). Sucesso comentado até em Hollywood."
MB/MFCA coloca <Fenelon, Moacyr> envolvido na produção do filme sem maiores especificações.
ACPJ/I indica na ficha técnica assistência de direção de <Machado, Roberto>; cenografia de <Cajado Filho> e coreografia de <Lindberg, Yuco>. No elenco acrescenta <Macedo, Zizinha>; <Gally, Aurea>; <Ruschel, Paulo>; <Sequeira, Paulo>; <Cunha, Roque da> e <Teles, Luiz>. Entre as músicas: <Felicidade>, <Hino ano amo>, <Mula manca>, <Tico-tico no fubá> e <Put the blame on mame>.
ALSN/DFB-LM inclui as músicas <Espanhola> de <Lacerda, Benedito> e <Lobo, Haroldo>, que já tinha sido apresentada em <SEGURA ESTA MULHER>; <Deus me perdoe>, de <Maia, Lauro> e <Teixeira, Humberto> e <Moda da mula manca> com <Gonzaga, Luiz> (<Mula manca> para ACPJ/I). A distribuição seria da <U.C.B.> - <União Cinematográfica Brasileira> S.A.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS