Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=000294 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
BOMBONZINHO
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, BP, 85min, 2.200m, 24q

Data e local de produção
Ano: 1937
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Certificados
Censurado entre 16 e 30.09.1937.Trailer censurado entre 01 e 15.09.1937.
Data e local de lançamento
Exibição especial: 1937.09.23
Local exibição especial: Rio de Janeiro
Sala(s): Alhambra


Circuito exibidor
Exibido em São Paulo de 22 a 28.11.1937, no Broadway; de 13 a 19.12.1937, no Olímpia; de 20 a 22.12.1937, no Paulista; de 27.12.1937 a 02.01.1938, no Roial; de 27 a 29.12.1937, no Lux; de 06 a 09.01.1938, no São Pedro; de 12 a 13.01.1938, no São Caetano; de 19 a 20.01.1938, no Mafalda; de 24 a 27.01.1938, no Cambuci; de 30.01 a 01.02.1938, no Recreio; de 07 a 09.02.1938, no Astúrias; de 04 a 06.3.1938, no Rialto; de 01 a 03.04.1938, no Moderno; de 08 a 10.04.1938, no São José e a 25.10.1938, no Paulistano.
Lançado em Curitiba a 24.04.1938, no Palácio.
Sinopse
"(...) a engraçada aventura de um advogado e de um professor já avançado em idade e noivo há muitos anos de sua prima, que arquitetam um plano para poderem livremente e longe daqueles que não os perdem de vista, gozar as delícias de uma farra grossa. O plano ideado consiste numa viagem a São Paulo (êles moram no Rio). Os nossos pândegos põem em prática a planejada viagem. As malas são cuidadosamente feitas pelas suas amadas. As despedidas e as recomendações costumeiras não faltam e eles embarcam para... desembarcarem na próxima estação. O que os patuscos não contavam era com um desastre do noturno paulista, que é divulgado pelos jornais. As mulheres ficam desesperadas. Reunidas em conselho íntimo de família, formam conjecturas sobre o que teria acontecido aos seus queridos que, em verdade, ignorantes do que se passava, gozavam naquele momento as delícias de uma pândega à beira mar, e cercados de belas ninfas. Um amigo da família, senhor da situação e do 'bluf' dos farristas, os avisa da inoportuna ocorrência, assim que os pseudos passageiros vitimados, fingindo-se feridos e machucados, regressam ao lar, inquietados pelo lastimável acidente. Tudo é explicado e contado por miúdo. Quando parece que o assunto está terminado e os espíritos serenados, eis, porém, que outra notícia vem perturbar o sossego dos dois piratas. É que o desastre... não se dera com o noturno paulista, mas sim... com o mineiro. E como os nossos homens embarcaram para São Paulo... surgem daí novas dificuldades a serem contornadas. Os comentários e os diz-que-diz das mulheres azedam ainda mais a situação do professor e do advogado; querendo aquêle confessar a verdade e êste se insurgindo a esta decisão. Afinal, o advogado encontra uma saída heróica que põe em cheque todas as insinuações maldosas. Ele 'confessa' que, em verdade, não tinham embarcado para São Paulo, mas sim para Belo Horizonte, para onde iam afim de salvar de uma dificuldade o seu cunhado. E como este havia pedido segrêdo, assim procederam. Dois a zero. Desta forma a gozadíssima dupla de piratas convence suas queridas e amadas esposa e noiva. Termina tudo bem". (JCB/Chan, citando Cine-repórter, 16.12.1937)
Gênero
Comédia
Termos descritores
Teatro
Descritores secundários
Adaptação para cinema
Produção
Companhia(s) produtora(s): Sonofilmes S.A.
Produção: Byington Jr., Alberto

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): DN - Distribuição Nacional

Argumento/roteiro

Estória: Baseada na peça teatral Bombonzinho de <Correia, Viriato>

Direção
Direção: Mesquitinha

Fotografia
Câmera: Ribeiro, Manoel

Som
Direção de som: Berendt, Ludovico

Montagem
Montagem: Fleming, Francisco de Almeida

Direção de arte
Cenografia: Collomb, Hipolito

Dados adicionais de música
Título da música: Ciúmes sem razão;
Música de: Gaó;

Título da música: Fon-Fon
Música de: Gaó

Identidades/elenco:
Batista, Dircinha (Criada)
Oscarito
Silva, Palmerim
Morais, Conchita de
Marival, Lu
Magrassi, Nilza
Mesquita, Custódio
Henriques, Augusto
Batista Jr.
Moema, Tamar
Grilo, Maria
Mesquitinha
Paulo Neto
Marchetti, Wanda
Pera, Emilia
Ney, Natara
Moreno, Francisco

Conteúdo examinado: N
Fontes utilizadas:
JCB/Chan
CEPA/CBCP, citando Diário da Tarde, 24 e 25.04 e Gazeta do Povo, 24.04.1938, Curitiba
JIMS/OESP
CENS/DOU
FCB/FF
Cinearte
CB/Ficha Filmográfica
Fontes consultadas:
MB/MFCA
CS/FCB
AV/ICB
ACPJ/I
JRT/MPTC
ACPJ/75
ACPJ/CB: 1906-1968
JN/Imigrantes - Espanhóis II
Observações:
JCB/Chan indica "9 partes" e CENS/DOU a metragem do trailer: 135m.
JIMS/OESP, CS/FCB, Cinearte de 01.06.1937, Cine-repórter citado por JCB/Chan, ACPJ/75 e CEPA/CBCP indicam direção de <Camargo, Joracy>.
CS/FCB afirma que o câmera foi <Jacko, Adam>.
ACPJ/I informa <Fleming, Francisco de Almeida> como câmera; sonografia de <Fenelon, Moacyr>; músicas de <Ribeiro, Alberto> e <Barro, João de>; acrescenta o título da música <Trá-lá-lá> e inclui no elenco: <Alencar, Ana de>.
JRT/MPTC afirma que <Batista, Dircinha> interpretou todas as 3 músicas citadas pelas fontes.
CEPA/CBCP indica <Downey, Wallace> como produtor.
MB/MFCA indica <Fenelon, Moacyr> nas funções de som, montagem e produção.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS