Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=000107 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
AO REDOR DO BRASIL
Categorias
Longa-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 67min, 1.477,9m, 16q

Data e local de produção
Ano: 1932
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Certificados
Censurado com o n. 697 entre 19 e 31.12.1932.
Circuito exibidor
Exibido em São Paulo de 09 a 15.01.1933, no Odeon (Sala Azul); de 12 a 15.01.1933, no São Bento; de 19 a 22.01.1933, no Santa Cecília; de 30.01 a 01.02.1933, no Mafalda; de 02 a 05.02.1933, no Brás-Politeama; de 06 a 08.02.1933, no Capitólio; de 13 a 14.03.1933, no Mafalda; e de 30 a 31.03.1933, no Central.
Lançado em Curitiba a 18.02.1934, no Handwerker.
Sinopse
De início temos o rio Ronuro e a descida do rio em canoas. O Ronuro desemboca no Xingu. Depois de 40 dias de viagem os exploradores da Comissão Rondon chegam a confluência do Ronuro com o Coluene, ambos formadores do Xingu. A expedição sobe o Coluene. Descrição dos locais por onde passou a expedição do Coronel Fawcett. Primeiro contato com os índios da região. Vários agrupamentos indígenas são apresentados: os camaiurás, aurisevus, auétis e ianahuquás. Um trabalho de identificação dos indígenas e preenchimento da respectiva ficha antopométrica. A seguir vem a região do Araguaia com cenas dos carajás. Na Ilha do Bananal é mostrado o posto do Serviço de Proteção aos Índios. A expedição dirige-se ao Tocantins. As riquezas da região: cacau, borracha e castanha. No Tapajós são mostradas as instalações e plantações de borracha da Ford; a cidade de Fordlândia a 120km de Santarém. No rio Negro a expedição avança para o norte até a fronteira com a Venezuela. A expedição passa a seguir para o território do Acre e sua capital, Rio Branco. A fronteira com a Bolívia. Porto Velho e a estrada Madeira-Mamoré. A cidade de Guajará-Mirim e o extremo norte da região fronteiriça acreana (cidade Príncipe da Beira). Passa-se depois para Vila Bela, antiga capital de Mato Grosso. A expedição desce o Rio Cabixis, encontrando-se com o aldeamento dos nhambiquaras. Visita ao Porto Pacahas Novos. A expedição caminha pela região fronteiriça do Mato Grosso até chegar as águas do rio Paraguai. Descida do Paraguai.
"Apresenta os rios Amazonas, Araguaia, Rio Negro, Guaporé - Um filme 'que nos mostrará os maiores rios da América, sertões imponentes, belos exemplares de nossa flora e fauna; índios em estado primitivo; cidades da fronteira como Tabatinga (agora em evidência pelo conflito de Letícia), Iquitos no Peru; Rio Branco no Território do Acre; Paraguassu, etc.'. Alguns índios são vistos completamente nus, tal qual foram encontrados". (JCB/OESP)
Gênero
Documentário
Termos descritores
Rio; Indio; Vegetação; Extrativismo; Animal; Pesca
Descritores secundários
Fawcett, Percy Harrison; Rio Ronuro; Comissão Geográfica Rondon; Rio Coluene; Tracajá; Canoa; Camaiurás; Aurisevus; Auetis; Ianahuquás; Serviço de Proteção ao Índio; Posto Simões Lopes; Carajás; Cachoeira; Cacau; Borracha; Castanha; Ford do Brasil; Rio Negro; Carneiro, Hugo; BO; Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; Companhia Guaporé Rubber; Rio Guaporé; Forte Principe da Beira; Rio dos Cabixis; Porto Amarantes; Nhambiquaras; Porto Pacahas Novas; Rio Jauru; Biguá; Jacaré; Rio Paraguai; Comissão Rondon
Termos geográficos
Ilha do Bananal - MT; Região do Araguaia; Salto de Santa Rita; Fordlândia - PA; Rio Branco - AC; Porto Velho - RO; Guajará-Mirim - AC; Príncipe da Beira - AC; Vila Bela - MT
Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Programa Serrador

Fotografia
Operador: Reis, Luiz Thomaz

Identidades/elenco:
Vasconcellos - capitão
Reis, Luiz Thomaz
Rondon, Candido
Roman, Frederico
Souza, Manoel Mendes de

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
Material examinado
CB/Descrição plano a plano
CB/Ficha Filmográfica
JCB/OESP
Cinearte, 15.01.1933
CEPA/CBCP, citando O Dia de 17 e 18.02.1934
CENS/DOU
Fontes consultadas:
MLTRCR/NSP
FT/ICR
Observações:
JCB/OESP informa que foi filmado pela <Comissão Geográfica Rondon> e Cinearte indica a produção do major <Reis, Luiz Thomaz>.
Ilustrações: O Estado de São Paulo, 03, 06 e 08.01.1933.
MLTRCR/NSP informa tratar-se de uma "montagem somando mais de uma hora de projeção de diversos trechos filmados entre 1924 e 1930."
FT/ICR aponta para a existência de um título específico: <CARAJÁS, OS>, com 10min., da mesma data.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS