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LIMITE Categorias Longa-metragem / Silencioso / Ficção
Material original 35mm, BP, 120min, 3.340m, 16q
Data e local de produção Ano: 1931 Início: 1930.04.00 Final: 1931.05.00 Início de filmagem: 1930.05.00c Final de filmagem: 1930.12.00c País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
Data e local de lançamento Pré-lançamento: 1931.05.17 Local de pré-lançamento: Rio de Janeiro, DF Sala(s): Capitólio, em sessão especial para o Chaplin Club
Circuito exibidorExibido no Rio de Janeiro, em 19.01.1932, no Eldorado.
Sinopse"(...) um tema, uma situação e três histórias. O tema, a ânsia do homem pelo infinito, seu clamor e sua derrota. A situação, um barco perdido no oceano com três náufragos - um homem e duas mulheres. As três histórias são aquelas que os personagens mutuamente se contam. Na situação se esboça o tema que as três histórias desenvolvem. A tragédia cósmica se passa no barco. E para ele convergem as histórias. O filme começa no barco e no barco marca-se o seu tom. Os náufragos estão abatidos, deixaram de remar e parecem conformados com seu destino. Uma das mulheres dá um biscoito ao homem e conta sua história. A mulher foge da prisão com a cumplicidade do carcereiro, despreza-o, foge mas não encontra a paz. Tenta trabalhar - costurar - mas a monotonia a esmaga. Com a notícia de sua fuga, ela parte novamente. O homem reanima a outra moça caída no fundo do barco. Ela também conta sua história. Um casamento infeliz e desastrado com um pianista bêbado que toca em cinemas. A mulher sente-se esmagada pela monotonia e pela tirania dos laços de seu casamento. Recorda o homem em toda a sua degradação, desespera e foge. No barco, a primeira mulher tenta desesperadamente remar: mãos e remo são inúteis. Os outros dois olham-na, vencidos e conformados. O homem conta sua história. Ele, viúvo, tem um caso de amor com uma mulher casada. Há alegria e tristeza. Visitando o túmulo de sua esposa encontra o marido da amante que lhe diz que ela é leprosa. Desespero, angústia, terror - e fuga. No barco a água acaba. Um barril visto ao longe pode ser a salvação: o homem pula na água e não reaparece à tona. Em desespero a segunda mulher se atira à primeira, que a agride. Uma fica prostrada, a outra chora. Desencadeia-se uma tempestade - uma longa seqüência catártica que resolve o filme em termos de tema e ritmo. No mar calmo que retorna está apenas a primeira mulher agarrada a um destroço. Lentamente dissolve-se num mar de luzes". (FCDF/LMP)
GêneroExperimental; Drama
Produção Produção: Peixoto, Mário
Argumento/roteiro Argumento: Peixoto, Mário Roteiro: Peixoto, Mário
Direção Direção: Peixoto, Mário Assistência de direção: Cósta, Rui
Fotografia Câmera: Brazil, Edgar Assistência de câmera: Cósta, Rui Iluminação: Brazil, Edgar
Montagem Montagem: Peixoto, Mário; Brazil, Edgar
Dados adicionais de montagem Montador de negativo:
Música Seleção musical: Pedreira, Brutus
Dados adicionais de música Título da música: Trois Gymnopédies n. 3, Lent et grave; Música de: Satie, Erik;
Título da música: Quarteto para cordas em Sol Menor, op. 10 - I. Animé et très décidé; Música de: Debussy, Claude;
Título da música: Quarteto para cordas em Sol Menor, op. 10 - II. Assez vif et bien rythmé; Música de: Debussy, Claude;
Título da música: Quarteto para cordas em Sol Menor, op. 10 - III. Andantino, doucement expressif; Música de: Debussy, Claude;
Título da música: Quarteto para cordas n. 2 em Ré maior - III. Notturno. Andante; Música de: Borodin, Alexander;
Título da música: Children's corner n. 6, Golliwogg's Cake-walk; Música de: Debussy, Claude;
Título da música: Prélude à l'après-midi d'un faune - Très modéré; Música de: Debussy, Claude;
Título da música: Quarteto de cordas em Fá Maior - I. Allegro moderato; Música de: Ravel, Maurice;
Título da música: O pássaro de fogo: Suíte - I. Introdução - O pássaro de fogo e sua dança; Música de: Stravinsky, Igor;
Título da música: O pássaro de fogo: Suíte - II. Variação do pássaro de fogo; Música de: Stravinsky, Igor;
Título da música: Chorale n. 3 em Lá Menor - 1a parte; Música de: Franck, César;
Título da música: Noturno n. 2, Fêtes; Música de: Debussy, Claude;
Título da música: O pássaro de fogo: Suíte - Dança infernal do rei Kashchei; Música de: Stravinsky, Igor;
Título da música: O pássaro de fogo: Suíte - III. Ronda das princesas; Música de: Stravinsky, Igor;
Título da música: Sinfonia n. 1 em Ré Maior, op. 25, Clássica - IV. Finale. Molto vivace Música de: Prokofiev, Serguei
Locação: Mangaratiba - RJ Identidades/elenco: Breno, Olga (mulher n.1) Rei, Taciana (mulher n.2) Santos, Carmen (prostituta do cais) Schnoor, Raul (homem n.1) Pedreira, Brutus (homem n.2) Peixoto, Mário (homem do cemitério) Brazil, Edgar (espectador adormecido)
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Ficha Filmográfica HH/FEB FCDF/LMP SPM/LMP JN/MANIVELA FSN/MCB MDB/ERFB/2011 ARV/RL-ECHPIMB/2012 Cinearte Site, Estudos sobre Limite de Mário Peixoto - UFF, disponível em: https://limite.uff.br/, acesso em: 25.08.2023. Fontes consultadas: AV/ICB ARV/IPDPE-AATL/2011 JP-AA/LMP/2007 Observações: CB/Ficha Filmográfica traz uma série de observações sobre a obra. Nessa fonte consta indicada a utilização do sistema de sonorização <Vitaphone> em <LIMITE>. A fonte aponta ser oriunda de <Mello, Saulo Pereira de> a informação sobre a exibição especial para sócios e convidados do <Chaplin Club> no <Capitólio>. Afirma que o filme nunca foi exibido comercialmente. Informa o uso do filme <Pancromático Kodak> tipo II (25 ASA) nas filmagens. Indica no elenco <Bernardes, Yolanda>, alegando que, segundo <Cinearte>, <Bernardes, Yolanda> mudou seu nome para <Rey, Taciana>. Com base em <Mello, Saulo Pereira de>, a fonte informa que a grafia correta do nome da atriz seria <Bernardi, Yolanda>, e que o nome de batismo de <Breno, Olga> é <Alves, Alzira>. ARV/RL-ECHPIMB/2012 argumenta contrariamente à hipótese da utilização do sistema <Vitaphone> em <LIMITE>, apontando que a execução da trilha musical utilizada no acompanhamento da primeira projeção do filme, selecionada por <Pedreira, Brutus>, teria mais provavelmente sido feita através de sistema de reprodução de discos convencionais de 78 rotações por minuto. MDB/ERFB/2011 observa que uma das característica desta produção foi ter sido filmada em velocidades de captação diversas, com uso de quatro câmeras, não se limitando aos 16 quadros por segundo. HH/FEB informa que <Costa, Ruy> dirigiu e montou algumas cenas da sequência da tempestade, filmada na <Restinga da Marambaia> e montada diretamente nos negativos. E acrescenta que o roteiro teve a colaboração não creditada de <Faria, Otávio de>. O nome de <Brasil, Edgar> aparece grafado <Brazil, Edgar> nos letreiros, e <Costa, Ruy>, citado por algumas fontes como <Costa, Rui>, consta nos letreiros como <Cósta, Rui>, com acentuação. Cinearte de 01.10.1937 informa que o ator <Carradine, John> teria levado uma cópia do filme para a Inglaterra. FSN/MCB informa: "única fita brasileira que foi recolhida à filmoteca do MOMA/NY". Em 8 de novembro de 2007, o <Comitê Nacional do Brasil> do <Programa Memória do Mundo> da <UNESCO> nominou o filme <LIMITE>, apresentado pela <Cinemateca Brasileira> e a <Secretaria do Audiovisual / MinC>, como patrimônio nacional brasileiro protegido em benefício da humanidade. Em 25 de março de 2008, o <Comitê Regional para América Latina e Caribe>, do mesmo Programa, chancelou a obra como patrimônio protegido no âmbito da América Latina e Caribe. O filme foi recuperado por iniciativa de <Rocha, Plinio Sussekind>. Os trabalhos de restauração, orientados por <Mello, Saulo Pereira de>, foram iniciados em 1958 e concluídos em 1971. Em janeiro de 2012, a <Cinemateca Brasileira> concluiu a restauração digital do filme. O filme foi restaurado pelo <World Cinema Project> da <The Film Foundation> e pela <Cinemateca Brasileira>, em colaboração com o <Arquivo Mário Peixoto> e com <Salles, Walter>. Para a restauração, finalizada em 2012 e realizada pela <Cinemateca Brasileira> e pela <Cineteca di Bologna> no laboratório <L'Immagine Ritrovata>, foram selecionados os melhores materiais remanescentes. Do mesmo modo, durante a mixagem da trilha sonora, os registros da música original de acompanhamento foram usados como referência. Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.
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