Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=000052 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
A GRANDE PARADA DOS LEGIONARIOS MINEIROS

Outras remetências de título:
A GRANDE PARADA DA LEGIÃO DE OUTUBRO
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção

Material original
35mm, BP, 18q, Tingimento

Data e local de produção
Ano: 1931
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: DF


Circuito exibidor
Exibido em Belo Horizonte de 04 a 05.05.1931, no Glória; a 06.05, no Avenida; a 07.05, no Floresta; a 08.05, no Pathé; a 09.05, no América; a 10.05, no Avenida e Democrata.
Sinopse
O secretário do Interior do Estado de Minas Gerais, Gustavo Capanema, e o das Finanças, Amaro Lanari, recepcionam na estação ferroviária de Belo Horizonte o ministro da Educação e Saúde Pública, Francisco Campos, responsável pela formação da Legião de Outubro, para o grande desfile de 21 de abril. Nesse dia, durante a manhã, na Praça Ruy Barbosa, com a presença de arcebispos e bispos mineiros, além do presidente do Estado, Olegário Maciel, e outras autoridades, é celebrada missa campal por dom Antonio dos Santos Cabral, arcebispo de Belo Horizonte, acompanhada por 16.000 legionários e pelo povo da cidade. Ao término da cerimônia, discursa o bispo de Uberaba, dom Luiz Sant'Anna, que felicita as autoridades presentes e a Legião Mineira. À tarde, na Avenida Afonso Pena, concentração de milicianos à espera da revista.
O presidente Olegario Maciel retira-se do Palácio da Liberdade e, em companhia dos fardados Francisco Campos e Gustavo Capanema, em carro escoltado por oficiais em motocicletas e cavalos, dirigem-se todos para a revista dos milicianos. Durante o percurso, a comitiva é saudada pelo povo e pelos legionários. A Força Pública do Estado também se faz presente entre o grande número de pessoas que participa das festividades.
O carro do presidente Maciel retorna ao Palácio da Liberdade, onde a multidão já espera pela passagem da Legião. Na sacada do Palácio, as autoridades civis e eclesiásticas acomodam-se para acompanhar o desfile. Os cerca de 16 mil legionários de todos os municípios de Minas iniciam sua marcha sob o comando do cel. Oscar Paschoal.
No dia seguinte, no Parque Municipal, Olegario Maciel oferece um "lunch" em homenagem aos milicianos, servido pelas professoras das escolas de Belo Horizonte.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Partido Político; Revolução de 30; Governo Estadual:Missa; Desfile; Exército; Força Pública
Descritores secundários
Legião de Outubro; Força Pública do Estado de Minas Gerais; Ensino; Igreja Católica
Termos geográficos
Belo Horizonte - MG; Praça da Estação, Belo Horizonte - MG; Praça Ruy Barbosa, Belo Horizonte - MG; Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte - MG; Palácio da Liberdade, Belo Horizonte - MG; Praça da Liberdade, Belo Horizonte - MG; Parque Municipal, Belo Horizonte - MG; Belo Horizonte - MG
Produção
Companhia(s) produtora(s): A. Botelho Film

Identidades/elenco:
Oliveira, Helvécio Gomes de
Souza, Joaquim Silvério de
Ferrão, João de Almeida
Engelke, Inoncêncio
Pimenta, Justino
Sant'Anna, Luiz
Cabral, Antonio dos Santos
Campos, Francisco
Capanema, Gustavo
Lanari, Amaro
Maciel, Olegário
Paschoal, Coronel Oscar

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Doc
CB/Ficha Filmográfica
Fontes consultadas:
MRG/MGEF
Site, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV, disponível em: www.cpdoc.fgv.br, acesso em: 03.07.2009
Site, Diocese da Campanha, disponível em: www.diocesedacampanha.org.br, acesso em: 03.07.2009
Observações:
CB/Ficha Filmográfica indica que o material examinado, com 530m e 25min15seg de duração, parece faltar apenas a cartela inicial. A mesma fonte informa que as molduras das cartelas que marcam as duas partes e o final trazem o título do filme e apresentam a assinatura A. Botelho Film, as molduras dos intertítulos apresentam a assinatura <Botelho e Netto>, as duas com o mesmo endereço. As duas primeiras cartelas com intertítulos e as com transcrição de discursos não apresentam moldura nem assinatura.
A denominação oficial da Legião de Outubro era <Legião Liberal Mineira>, popularmente chamada de <Legião Mineira>.
Restaurado pela Cinemateca Brasileira no projeto <Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro> / <CEF> - <Caixa Econômica Federal>, 2007-2008.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS