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COISAS NOSSAS Outras remetências de título: COUSAS NOSSAS Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original 35mm, BP, 24q, Vitaphone
Versão Data e local de produção Ano: 1931 País: BR Cidade: São Paulo Estado: SP
Data e local de lançamento Data: 1931.11.23 Local: São Paulo Sala(s): Rosário
Circuito exibidorExibido em Porto Alegre a 11.01.1932, no Imperial; a 15.01.1932 no Apollo e a 21.01.1932 no Avenida. Cinearte, 13.01.1932 anuncia exibição em Ribeirão Preto, no Paratodos (na inauguração do cinema), e no número de 11.05.1932 exibições em Porto Alegre, no Carlos Gomes, no Politeama, no Avenida e no Guarani. Exibido em Curitiba a 20.02.1932, no Avenida e no Palácio. Exibido em Fortaleza a 29.11.1932, no Moderno. Exibido no Rio de Janeiro a 30.11.1931, no Eldorado. Exibido em São Paulo de 23 a 29.11.1931, no Rosário; de 30.11 a 06.12, no Paratodos; de 07 a 09.12, no São José; de 07 a 13.12, no Coliseu; de 10 a 11.12, no Moderno; de 11 a 13.12, no Santo Antônio; de 14 a 16.12, no Glória; de 14 a 20.12, no Alhambra; a 16.12, no São José; a 21.12, no Santo Antônio; de 22 a 23.12, no Oberdan; a 27.12, no Iris; de 29 a 30.12, no Cambuci. Em 1932, de 05 a 07.01, no Astúrias; de 06 a 07.01, no Paraíso e a 07.02, no Moderno.
SinopseSatiriza alguns conflitos urbanos: dois amigos, após uma discussão, decidem fazer juntos uma serenata para uma namorada em comum, mas acabam trocando tapas durante os preparativos, depois de um trapacear o outro. Um bêbado é encarregado de cortar o cabelo do filho de um cliente em uma barbearia, enquanto o cliente e o dono do estabelecimento conversam sobre a vida: a situação termina em grande confusão pelo péssimo serviço feito na cabeça do menino. Dois compadres se encontram para conversar e contar uns "causos" depois de um deles ter sido impedido de tocar suas músicas no hotel onde se hospedava, na cidade. Também é tratada a condição do negro escravizado. (Baseado em AJP/CN-VPMB)
GêneroComédia; Musical
Termos descritoresMúsica; Comportamento social Descritores secundáriosRádio; Música Popular Produção Companhia(s) produtora(s): Byington e Cia. Produção: Byington Jr. Alberto; Downey, Wallace
Direção Direção: Downey, Wallace
Fotografia Câmera: Lustig, Rodolfo; Kemeny, Adalberto
Som Sonografia: Fenelon, Moacyr
Canção Título: Esse jeitinho que você tem; Autor da canção: Tupinambá, Marcelo; Intérprete: Carvalho, Helena Pinto de;
Título: Três Lagrimas; Intérprete: Arruda, Sebastião;
Título: Saudade; Intérprete: Redondo, Jaime;
Título: Não Me Perguntes; Autor da canção: Carvalho, Joubert de; Intérprete: Pescuma, Arnaldo;
Título: Nunca mais; Autor da canção: Santos, Eduardo dos Intérprete: Paraguaçu;
Título: Bamba Lê-Lê; Intérprete: Macedo, Stefana;
Título: Batuque; Intérprete: Macedo, Stefana;
Título: Tico-Tico no Fubá Intérprete: Gaó Conjunto e banda: Jazz Columbia
Identidades/elenco: Lara, Zezé Redondo, Jaime Cunha, Corita Paraguaçu Ferreira, Procópio Macedo, Stefana Oliveira, José Carvalho, Helena Pinto de Gaó Arruda, Sebastião Calazans e Rangel Pilé Batista Jr. Pascuma, Arnaldo Tavares, Napoleão Zezinho Biolo, Nenê Piolin Camargo, Alzirinha Almeida, Guilherme de Jazz Columbia Jararaca e Ratinho Locução: Almeida, Guilherme de
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Transcrição de letreiros FMC/SCB/2008 MRG/CCP JCB/OESP Cinearte A Scena Muda, n. 558, 01.12.1931 JCB/Chan CEPA/CBCP, citando Gazeta do Povo, Curitiba, 20, 24 e 25.02.1932 e de 23.06.1932 ABL/FEC, p.433 AJP/CN-VPMB CS/FCB Dossiê: Estudos sobre o cinema latino americano, 2015, v. 42, n. 44, disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103701/106889, acesso em: 28.08.2023. Site, Discografia Brasileira, disponível em: https://discografiabrasileira.com.br, acesso em: 28.08.2023. Fontes consultadas: AV/ICB ACPJ/I ACPJ/75 ACPJ/CB: 1906-1968 JN/Imigrantes - Americanos I JRT/MPTC Observações: Suzana Reck Miranda indica que "foi o primeiro longa-metragem brasileiro 'inteiramente sincronizado' com o uso do sistema <Vitaphone> a conter não apenas música, mas também vozes e ruídos." FMC/SCB/2008 indica que <Viany, Alex> em 'Introdução ao Cinema Brasileiro' diz que "o que dá ao filme uma importância toda especial é o samba-título, talvez o primeiro do gênero no país. Quem o compôs foi <Rosa, Noel>, num de seus momentos de maior espontaneidade e carioquice, traçando um verdadeiro programa temático para o futuro cinema popular-brasileiro." no entanto o autor diz não ser verdade a afirmação de Viany e contra-argumenta: "<Tinhorão> mais tarde lembraria que foi o filme que inspirou <Rosa, Noel> a compor o samba, lançado em 1932." JCB/Chan comenta que o filme "Inaugura no Brasil o filme revista e marca o início do relacionamento rádio-cinema, tornando-se pioneiro de um filão importante que se desenvolveria nos anos 30 no <Rio de Janeiro>"; que <Byington Jr., Alberto> era diretor da <Columbia> em São Paulo e tentaria mais tarde reeditar o grande sucesso deste filme com o projeto fracassado <COISAS NOSSAS DE 1935>; e ainda que <Sganzerla, Rogério> "fez uma referência direta ao filme em trecho de <BANDIDO DA LUZ VERMELHA, O> cortado pela censura". AV/ICB indica que <COISAS NOSSAS> "que também utilizou a aparelhagem sonora dos discos <Columbia>, teve, no entanto, a honra de ser o primeiro filmusical de nosso cinema, conseguindo alcançar uma razoável qualidade numa época de tateios com a nova técnica". MRG/CCP informa que <Kemeny, Adalberto> e <Lustig, Rodolfo> foram laboratoristas, além de fotógrafos. Cinearte, 16.12.1931, acrescenta ao elenco <Alencar, Ronaldo de>. ACPJ/I adiciona à ficha técnica: argumento de <Downey, Wallace>; no elenco <Justo> e <Príncipe Maluco>. CB/Transcrição de letreiros do trailer indica análise de conteúdo realizada a partir de material incompleto. Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.
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