Arquivo Glauber Rocha

Uma parte do arquivo chegou à Cinemateca Brasileira em 1980, doada pelo próprio cineasta. O conjunto, na sua maioria, era formado por materiais de imprensa, bem como por roteiros, desenhos e algumas correspondências que, juntos, somavam aproximadamente 2.000 itens documentais.

A partir de 1981, após seu falecimento, sua mãe Lúcia Rocha passou a dedicar-se à reunião e guarda da documentação produzida por Glauber Rocha. Esta parte do arquivo permaneceu no Tempo Glauber, no Rio de Janeiro, instituição dedicada à preservação e difusão da obra do cineasta baiano.

Em 2010, através de sua política de aquisição de acervos, o Ministério da Cultura adquiriu os filmes e a documentação sob a guarda da família, para serem depositados na Cinemateca Brasileira. Em agosto de 2011 foi realizada a transferência da documentação para São Paulo, para juntar-se ao conjunto anteriormente doado.

A pesquisa, por enquanto, deverá ser feita em duas bases de dados diferentes, até que sejam finalizados os trabalhos de integração dos bancos utilizados pelo Tempo Glauber e pela Cinemateca em uma única ferramenta.

Agradecimentos especiais ao Tempo Glauber

Pesquisa na base de dados Tempo Glauber

Mais dados sobre o Arquivo e seu titular

Caderno de Imagens


  Pesquisa simples   
Pesquisa avançada
 
  Entre uma ou mais palavras
    
  Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)
 



Search engine: iAH powered by WWWISIS