Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=021495 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Fotos
MAUÁ : O IMPERADOR E O REI
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 135min, 2.607m, 24q, Dolby Digital, 1:1'66

Data e local de produção
Ano: 1999
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ


Sinopse
A trajetória singular de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá: sua capacidade empreendedora unida a inovadoras e liberais idéias.
"Irineu Evangelista de Souza nasceu em 1813, na fazenda da família no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai. As fazendas são alvo permanente de saques e, numa dessas escaramuças, seu pai é assassinado por ladrões. Sua mãe se casa novamente e Irineu, aos 9 anos de idade, é mandado ao Rio para trabalhar no armazém de Pereira de Almeida. Começa fazendo pequenos serviços, mas aos 15 anos chega ao mais alto cargo da firma. Pereira se vê em má situação e entrega a liquidação da firma a Irineu que salva o patrimônio imobiliário do patrão. Durante a liquidação, negocia com o comerciante escocês Richard Carruthers, que fica impressionado com a esperteza do rapaz, contratando-o para trabalhar em sua própria firma. Carruthers ensina a Irineu as teorias econômicas e facilita contatos na política e na economia. Ao voltar para a Inglaterra, Irineu fica maravilhado com as fábricas de Liverpool. Volta ao Brasil, liquida a empresa comercial e constrói a primeira indústria brasileira, uma fundição em Ponta de Areia. Aos 30 anos, Irineu é a maior fortuna do Império brasileiro, e se casa com a própria sobrinha, May, filha de sua única irmã. Inicia-se a escalada. Funda o Banco do Brasil. Monta a primeira estrada de ferro brasileira e a iluminação a gás do Rio, que lhe renderam o título de Barão de Mauá, a despeito do antagonismo que D. Pedro II lhe dedica. Seu poder começa a incomodar: o Imperador lhe toma o Banco do Brasil por meio de leis casuísticas. Através de associações com os ingleses, Mauá prospera a ponto de ser considerado o homem mais rico do mundo." (Riofilme/site)
Gênero
Biografia
Termos descritores
História; Economia
Descritores secundários
Souza, Irineu Evangelista de; Maúa, Visconde de
Termos geográficos
Rio de Janeiro
Produção
Companhia(s) produtora(s): Riofilme; Buena Vista International
Produção: Carvalho, Joaquim Vaz de
Direção de produção: Chamma, Laís; Lustosa, Vitor; Marsh, Gina
Produção executiva: Silva, Ricardo Pinto e; Carvalho, Ricardo Vaz de; Mader, Roberto
Assistência de produção: Gentil, Renata; Neves, Riba; Navarro, Lara; Coelho, Vera Marina; Silveira, Mauricio; Rondon, Alice

Produção - Dados adicionais
Financimento/patrocínio: Eletrobrás; Furnas; Ipiranga
Secretaria de produção:
Contabilidade: Salgado, Carlos
Assistência de produção executiva:
Empresa de figuração: No Mundo do Cinema

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Riofilme

Argumento/roteiro
Roteiro: Halm, Paulo; Rezende, Sérgio; Carvalho, Joaquim Vaz de


Direção
Direção: Resende, Sérgio
Assistência de direção: Amado, Cecilia; Dias, Dayse Amaral

Fotografia
Direção de fotografia: Mendes, Antônio Luiz
Assistência de câmera: Conceição, Cristiano; Pavelak, Juarez
Fotografia de cena: Bungarten, Vera; Leme, Tina
Operador: Oliveira Jr., Hamilton de
Trucagens: Palatnik, Ronald; Movedoll

Dados adicionais de fotografia
Operador de VT: Laranjeira, João Gabriel
Chefe eletricista: Paulão
Eletricista: Rueda, Diego; Xerem, Helio; Marcelinho; Athaide; Xerem, Luizinho; Dininho; Rodrigo
Maquinista: Hora, Julio da; Harley

Som
Som direto: Da-Rin, Silvio
Mixagem: Sasso, José Luiz

Dados adicionais de som
Ruídos de sala: Goulart, Walter
Operador de microfone: Capeller, Ivan; Lima, Leandro; Alves, Alberto; Moreira, Pedro

Montagem
Montagem: Rathéry, Isabelle
Assistente de montagem: Perrone, Lucia; Schwartz, Renato

Dados adicionais de montagem
Assistência de edição: JLS

Direção de arte
Figurinos: Lopes, Kika
Cenografia: Salles, José Joaquim; Junqueira, Bia; Mourthé, Henrique; Pye, Tom
Letreiros: Afflalo, Bitiz; Afflalo, Glória

Dados adicionais de direção de arte
Assistencia de cenografia: Ferreira, Ricardo; Costa, Luiz; Costa, Ronaldo; Stockler, Heloisa; Silveira, Fábio
Contra-regra/acessórios de cenografia: Tavares, Wagner; Cerqueira, Delanyr; Chaves, Sergio
Montagem de cenário: Marmello, Roberto; Cristófaro; Athos, Adílio; Borges, Maurício
Cabelereiro: Langham, Marese; Mattos, Mercedes de; Evangelista, Mara; Fairbanks, Beth
Maquiagem: KIng, Alex; Mendonça, Uirandê; Moraes, Lu de
Produção de figurinos: Anet, Ana
Assistência de figurino: Nascimento, Rosânegal; Rodrigues, Tatiana; Pailhous, Hélène

Música
Trilha musical: Bastos, Cristovão
Produção musical: Nogueira, Zé

Dados adicionais de música
Regente Maestro: Bastos, Cristóvão

Orquestração: Bastos, Cristóvão

Instrumentista: Geller, Aizik M.; Pareschi, Antonela Lima; Bessler, Bernardo; Hack, Carlos Eduardo; Souza, Carmelita Reis de; Pareschi, Giancarlo (spalla); Pilger, Hugo Vargas; Almeida, João Daltro de; Silva, José Alves da; Bessler, Michel; Perrota, Paschoal; Silva, Ricardo Amado da e Hack, Walter - violinos;

Instrumentista: Stephany, Frederick; Silva, Jairo Diniz; Passaroto, Jesuína; Bessler, Marie Christine - violas;

Instrumentista: Reis, Alceu de Almeida; Ranevsky, Jorge Kunder; Malard, Marcio Eymard; Salles, Marcelo Isdebski - cellos;

Instrumentista: Bastos, Cristóvão - piano, teclado, acordeon; Lyra, João - violão e cavaquinho; Moreira, Jurim - bateria e percussão; Trompete, Paulinho - flughelhorn; Pontes, Ricardo - flauta; Nogueira, Zé - sax soprano

Locação: Arroio Grande - RS; Vassouras - RJ; Magé - RJ; Petropólis - RJ; Liverpool - GB; Centro Histórico, Rio de Janeiro - RJ; Museu do Primeiro Reinado, Casa da Marquesa de Santos, Rio de Janeiro - RJ; Consulado de Portugal, Rio de Janeiro - RJ; Museu da Justiça, Rio de Janeiro - RJ; Castelinho do Humaitá, Rio de Janeiro - RJ; Arroio Grande - RS
Identidades/elenco:
Betti, Paulo (Mauá)
Mader, Malu (May)
Bastos, Othon (Visconde de Feitosa)
Byrne, Michael (Carruthers)
Pitanga, Antonio (Valentim)
Penna, Rodrigo (D. Pedro II)
Bomtempo, Roberto (Visconde do Rio Branco)
Neves, Jorge (Mauá jovem)
Durden, Richard (Barão de Rothschild)
Grossi, Murilo (Ricardo)
Morkos, Thomas (Mauá criança)
Mendonça, Elias (Pereira)
Castro, Cláudio Corrêa e (Visconde do Uruguai)
Luisi, Edwin (Aurélio)
Fróes, Rogério (Marquês do Paraná)
Gregório, Carlos (Conde Bonifácio)
Ary, Hélio (Liquidante do Banco do Brasil)
Magalhães, Alberto (Perna-de-pau)
Martins, Almir
Joffily, Assis (Maçon)
Caroline, Carmen (Filha de Queiroz)
Demarqui, Charles
Expedito, Chico (Traficante de escravos)
Herman, David (Engenheiro inglês)
José, Fernando (Militar)
Bruno, Flavio (Gerente do Banco Uruguai)
Alves, Maria (Matilde)
Miranda, Gilberto
Curvello, Juliana
Bosschart, Marcelo
Torreão, Marcelo
Escorel, Marcelo
Alves, Maria
Macias, Martin
Lunardi, Miguel (Advogado de Mauá)
Brazil, Morenno
Souto, Paulo Henrique
Reis, Paulo (Médico)
Vetiner, Paulo
Ponzi, Rafael (Perito)
Frota, Roberto
Zoroastro, Sergio
Portinho, Thais (Mãe de May)
Papua, Vera (Mulher de Valentim)
Onofre, Waldir (Feitor)
Araujo, Zeca
Participação especial:
Carvana, Hugo (Queiroz)
Abreu, José de (Juiz)
Moraes, Ernani (Batista)
Weinberg, Denise(Mulher de Queiroz)

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
FestRio/1999, p. 33
Press-sheet
Riofilme/site
Fontes consultadas:
JLS/site, acessado em 22.06.2007
Observações:
<Mader, Roberto> e <Marsh, Gina> realizaram a produção na Inglaterra, enquanto que <Pye, Tom> realizou no mesmo país a cenografia.
<Perrone, Lucia>: assistente de montagem em moviola e <Schwartz, Renato>: assistente de montagem em avid.
Na observação de outros letreiros do filme há algumas diferenças como: letreiros iniciais: "Eletrobrás, Furnas, Ipiranga...." Letreiros finais: ..."Dolby Digital...."




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS