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JANGADA Categorias Longa-metragem / Sonoro / Ficção / Filme inacabado
Material original 35mm, BP, 24q
Data e local de produção Ano: 1949 Início de filmagem: 1947 Final de filmagem: 09.09.1949 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
SinopseLivremente inspirado na história do cearense, líder jangadeiro e abolicionista "Dragão do Mar", que agitou greves contra a escravidão no início dos anos de 1880. O filme é ambientado entre os jangadeiros, nas praias e dunas de Fortaleza do final do século XIX e narra a luta travada contra o sistema escravista. (Baseado em A Scena Muda, Revista da Semana e O Jornal do Rio de Janeiro.)
GêneroDrama
Termos descritoresNegro; Greve; Escravidão; História; BR Descritores secundáriosClasse social; Conflito social; Abolição da escravidão; Greve dos Jangadeiros; Dragão do Mar Termos geográficosCeará - CE Produção Companhia(s) produtora(s): Cine do Brasil S.A. Produção: Roulien, Raul Produtor associado: Schult, Nelson
Produção - Dados adicionais Financimento/patrocínio: Seabra, Nelson; Andrade, Jaime Pinheiro de; Rodrigues, Milton
Argumento/roteiro Argumento: Roulien, Raul Roteiro: Roulien, Raul Diálogos: Queiroz, Raquel de
Direção Direção: Roulien, Raul Assistência de direção: Rezende, Arlipio
Fotografia Direção de fotografia: Jacko, Adam Câmera: Felten, Carlos
Música Música original: Panicali, Lírio
Dados adicionais de música Conjuntos e bandas: Coro dos Apiacás
Locação: Praia de Iracema, Fortaleza, CE;Praia de Mucuripe, Fortaleza, CE;Fortaleza, CE Identidades/elenco: Santoro, Fada (Jurema) Amaral, Arnaldo (Jandaya) Guy, Orlando (Catão) Medina, Carlos (Belarmino) Cabra, José (Patrão Maneco) Melo, José
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: CB/Descrição de conteúdo CS/FF ACPJ/I AV/ICB CEPA/CBCP CB/Recorte de documentação, P. 721 RR/RJ/1947 A Scena Muda, 16.03.1948, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/48548, acesso em: 27.07.2023. A Scena Muda, 04.10.1949, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/51487, acesso em: 27.07.2023. A Scena Muda, 28.02.1950. disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/52268, acesso em: 27.07.2023. Revista da Semana, n. 12, 20.03.1948, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/025909_04/24112, acesso em: 27.07.2023. Revista da Semana, n. 24, 12.06.1948, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/025909_04/24857, acesso em: 27.07.2023. A Noite, 25.04.1947, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/348970_04/45851, acesso em: 27/07/2023. A Manhã, 14.09.1947, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/116408/35300, acesso em: 27.07.2023. A Manhã, 10.09.1949, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/116408/44850, acesso em: 27.07.2023. O Jornal do Rio de Janeiro, 29.02.1948, disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/110523_04/42371, acesso em: acesso em: 27.07.2023. O Jornal do Rio de Janeiro, 21.08.1949, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/50667, acesso em: 27.07.2023. Correio da Manhã, 18.09.1949, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/089842_05/49423, acesso em: 27.07.2023. Hollywood: Cine Ilustrado Quinzenal, n. 34, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/106453/332, acesso em: 27.07.2023. Fontes consultadas: MB/RR CB/Recorte de documentação P. 6/11 A Manhã, 07.05.1947, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/116408/33966, acesso em: 27.07.2023. A Noite, 15.09.1947, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/348970_04/48343, acesso em: 27.07.2023. A Noite, 25.09.1947, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/348970_04/48530, acesso em: 27.07.2023. O Jornal do Rio de Janeiro, 10.09.1949, http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/50980, acesso em: 27.07.2023. A Scena Muda, 18.10.1949, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/51577, acesso em: 27.07.2023. A Scena Muda, 25.10.1949, disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/084859/51613, acesso em: 27.07.2023. Observações: ACPJ/I indica: <Aba Film> como companhia produtora; <Carvalho, Aloisio T.> como assistente; <Jorge, Manoel> como gerente; <Gericke, William> como câmera; sonografia de <Tkaczenko, Constantino>; montagem de <Jacko, Juanita>; coreografia de <Volusia, Eros> e no elenco: <Sanz, Julia>; <Volusia, Eros> e seu Ballet; <Carvalho, Osvaldo>; <Radi, Rosa>; <Perault, Zuila>; <Melo, José>. CS/FF indica <Aba Film> como companhia produtora. CEPA/CBCP indica que: "Chega a noticia de haver o governo cearense concedido a uma empresa incipiente e com capitais estrangeiros, todas as facilidades relativas a filmagem de assunto local, já anteriormente escolhidos pelo artista patrício, para a sua produção intitulada <JANGADA>, no Ceará e, na ida á Baia, estudará todos os detalhes para a realização de um film todo colorido, das proporções e perfeições dos maiores, em ambiente e com assuntos tipicamente baianos." A Manhã, 14.09.1947, indica que <Hime, Armando> e <Jacko, Adam> são, respectivamente diretor e operador chefe da <Cine do Brasil> S.A. durante as filmagens de <JANGADA>. No Jornal do Rio de Janeiro de 29.02.1948, <Roulien, Raul> cita <Lobo, Albino> como seu sócio de filmagem. O Jornal do Rio de Janeiro indica que: "5.000 figurantes tomaram parte no filme." e que o "background" musical é parte folklorico e parte sinfonico contando com a colaboração do côro dos Apiacás. A musica será lançada nos Estados Unidos e publicada pela <Wills Music> Corp.". A Manhã, 10.09.1949, informa: "Na tarde de ontem todo o elenco de <JANGADA> estava preparado para a última filmagem, que seria do "Côco Ballet", que representava o casamento de "Jacira" (Fada Santoro) e "Catão" (Orlando Gui). (...)" quando "Cerca das 18:30 horas, na sala de cortes de "Jangada" teve início o incêndio." A Scena Muda, 04.10.1949, "(...) viria também a incendiar os estúdios onde se achavam as cópias de <JANGADA>, quase terminado, em sua fase final, pronto a ser entregue ao público. O incêndio da <Pan Filme> foi outro golpe cruel na carreira amarga de <Roulien, Raul>." Correio da Manhã, 18.09.1949, informa: "<JANGADA> tem início sem qualquer letreiro de introdução e são as legendárias redeiras do nordeste, na ocasião em que aparecem, que fiam o título do filme e os nomes de todos os que colaboraram com Roulien, na sua realização. E a câmera vai focalizando, quando a história permite, peculiaridades brasileiras que muitos desconhecem; o buraco dágua, por exemplo, as nuvens rapidíssimas do Ceará, as dunas que se formam nas praias e uma tradicional corrida de jangadas, em que o competidor, sem fazer pontaria, joga sôbre o outro três facas, com a finalidade de cortar a corda do leme da jangada adversária." CB/Recorte de documentação P. 721 indica que: "(...) <JANGADA> seria a chave mágica na abertura dos mercados internacionais para esse cinema brasileiro. Pela primeira vez na historia do comércio cinematográfico, uma realização fôra comprada por "concern" norte-americano, antes de sua conclusão. Já havia sido adquirida pela <United Artists>, por <Bagnall, George>." A Scena Muda, 16.03.1948, indica que a <Cine do Brasil> S.A. faria a distribuição em território nacional, enquanto a <World Wide Distr. Service>, distribuiria o filme internacionalmente, e que a
gravação e distribuição da música original de <Panicali, Lírio> seria feita pela <Irving Mills Music> Co. Revista da Semana, n. 12, 20.03.1948, indica que: "Em vez de apresentar na tela a figura do "Dragão do Mar", o que importaria em rigôres de fidelidade histórica e em longas pesquisas, Raul Roulien preferiu criar uma figura simbólica, com os mesmos pendores e inclinações que o jangadeiro Nascimento." CB/Descrição de conteúdo indica análise de conteúdo realizada a partir de material incompleto. Esta obra foi processada no âmbito do Projeto <Nitratos da Cinemateca Brasileira - Preservação e Acesso> - <Pronac 212939>, 2021, patrocinado pelo <Instituto Cultural Vale> e <Shell do Brasil>.
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