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GANGA BRUTA Outras remetências de título: DANÇA DAS CHAMAS Categorias Longa-metragem / Silencioso / Ficção
Material original 35mm, BP, 82min, 2.248m, 24q, Vitaphone
Data e local de produção Ano: 1933 Início de filmagem: 1931.09.02 Final de filmagem: 1932.10.21 País: BR Cidade: Rio de Janeiro Estado: DF
CertificadosCensurado entre 16 e 31.05.1933.Certificado de Produto Brasileiro: B0400102000000 de 22.07.2004. Data e local de lançamento Data: 1933.05.29; 1933.05.29 Local: Rio de Janeiro; São Paulo Sala(s): Alhambra; Odeon (Sala Vermelha) Exibição especial: 1933 Local exibição especial: Rio de Janeiro Sala(s): Marajó do Museu Nacional e Império
Circuito exibidorExibido em São Paulo de 29.05 a 02.06.1933, no Odeon (Sala Vermelha); de 12 a 13.06, no Santa Cecília e de 20 a 21.06.1933, no Central. Exibido na Bahia no Jandaia, no Glória e no Itapagipe e em Pelotas no Capitólio, no Avenida e no Apolo, sem especificação de datas, segundo Cinearte de 15.01.1934.
Sinopse"Na noite de seu casamento, Marcos descobre que sua esposa não era virgem, e a assassina na própria câmara nupcial. O escândalo repercute em todos os jornais da capital, mas Marcos consegue ser absolvido pela justiça. Para esquecer o fato, Marcos muda-se para Guarahiba onde, trabalhando muito, acha que poderá afastar a tragédia de seu pensamento. Em Guarahiba, ele, que é engenheiro, dirige as construções de uma fábrica, auxiliado por Décio, que vive com sua mãe paralítica e Sônia, sua irmã de criação. Sônia se interessa por Marcos, que nem nota sua presença, absorvido que está com seu trabalho. Após muita insistência, ela consegue convencê-lo a acompanhá-la num passeio pelas redondezas, enquanto Décio, que há muito ama Sônia, sai à sua procura. Ao encontrar Sônia com Marcos, Décio começa a temer que algo esteja para acontecer entre os dois. Mas Marcos vive atormentado pelas recordações, e revive os momentos de seu noivado com a esposa que assassinara. Um dia, Décio consegue afastar-se com Sônia, seguidos sem serem vistos pelo engenheiro, e iniciam um idílio que culmina com um beijo, que faz com que Marcos também passe a amar a moça. Para fugir de si mesmo, ele se embriaga e sai à procura de Sônia. Encontra-a e a beija, descobrindo assim que ela também o ama. Sônia passa a tratar Décio com indiferença, o que desespera o jovem, que procura refúgio na mãe, à qual confessa seu amor pela irmã adotiva. O engenheiro não resiste aos encontros com Sônia, e a seduz. Ela confessa tudo a Décio e à sua mãe. Décio jura que se vingará. Mas antes, possui a moça, à força. Décio encontra Marcos trabalhando perto de uma cascata e provoca uma briga na qual acaba morrendo. Marcos resolve cumprir seu dever, casando-se com a moça que, apesar de tudo o ama e sabe que é correspondida." (Resumo retirado de FCB/FF)
GêneroDrama
Produção Companhia(s) produtora(s): Cinédia Estúdios Cinematográficos Ltda. Produção: Gonzaga, Adhemar
Distribuição Companhia(s) distribuidora(s): Estúdios Cinédia S.A.
Argumento/roteiro Argumento: Mendes, Octávio Gabus Roteiro: Mauro, Humberto
Direção Direção: Mauro, Humberto
Fotografia Direção de fotografia: Castro, Afrodísio Pereira de Câmera: Morano, Paulo; Brasil, Edgar
Dados adicionais de fotografia Chefe eletricista: Barreto, Armando
Som Técnico de som: Seel, Luis
Dados adicionais de montagem Sincronização: Jorge, Bichara
Direção de arte Cenografia: Mauro, Humberto
Dados adicionais de direção de arte Carpinteiro: Silva, Saturnino da
Música Arranjos musicais: Bichara, Jorge Música: Gnatalli, Radamés
Dados adicionais de música Título da música: Ave Maria Música de: Gounod, Charles
Instrumentista: André, Jorge;
Instrumentista: Medina;
Instrumentista: Pereira Filho;
Instrumentista: Gomes, Iberê
Canção Título: Ganga bruta; Autor da canção: Camargo, Joracy; Autor da música da canção: Tavares, Heckel; Intérprete: Fernandes, Jorge;
Título: Teus olhos... água parada; Autor da música da canção: Gnatalli, Radamés;
Título: Côco de praia n.1; Autor da canção: Tavares, Heckel; Autor da música da canção: Tavares, Heckel; Intérprete: Rocha, Moacyr B.;
Título: Côco de praia n.2 Autor da canção: Tavares, Heckel Autor da música da canção: Tavares, Heckel Intérprete: Rocha, Moacyr B.
Locação: Ilha das Cobras, Rio de Janeiro - DF; Guaxindiba - RJ, com as obras de construção da Companhia Nacional de Cimento Portland, Rio de Janeiro - DF; Horto da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro - DF Identidades/elenco: Bellini, Durval (Engenheiro Dr. Marcos Rezende) Selva, Déa (Sônia) Marival, Lu (Sra. Dr. Marcos) Murillo, Décio (Décio) Duarte, Andréa (Mãe paralítica de Décio) Nunes, Alfredo (Mordomo) Villar, Ivan (Criado) Eugênio, Carlos (Falso amigo) Beviláqua, Francisco (Secretário do Dr. Moreira) Baldi, João (Baldi, gordo que luta) Cardoso, Ayres (Taverneiro) Oliveira, Renato de Cardoso, João Chagas, Edson Morena, Elza Moreno, Mário Barreto Filho, Edson Ribas, Peri Gonzaga, Adhemar Mauro, Humberto Fernandes, Jorge Marina, Glória
Conteúdo examinado: S Fontes utilizadas: Material examinado CB/Descrição plano a plano AG/50 CIN JCB/OESP CS/FCB CENS/DOU Embrafilme/CMHM Cinearte Site, Ancine, disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam, acesso em: 06.02.2018. Fontes consultadas: AV/ICB ACPJ/I AV/HM HH/FEB MAM/Retrospectiva Humberto Mauro ACPJ/75 ACPJ/CB: 1906-1968 A Scena Muda, n. 571, 09.02.1932; n. 573, 15.02.1932; n. 550, 06.10.1931; n. 578, 19.04.1932; n. 589, 05.07.1932; n. 598, 06.09.1932; n. 634, 16.05.1933 CEPA/CBCP, citando A Rapsódia de 29.01.1930 e Gazeta do Povo de 31.03.1932, Curitiba MAM/Retrospectiva Adhemar Gonzaga CA/AF Observações: <DANÇA DAS CHAMAS> era o título original deste filme que teria inicialmente <Schnoor, Raul> e <Moema, Tamar> como atores principais, e locações no Amazonas e no Pará. Ilustrações: O Estado de São Paulo, 23 e 25.05.1933. Fotografias: Cinearte, 16.09.1931; 07.10; 18.11; 30.12.1931; 06.01.1932; 25.05; 01.06; 27.07; 19.10; 16.11; 23.11; 30.10.1932; 01.03.1933; 15.05; 01.06.1933; 15.08.1936. A Scena Muda, 09.02.1932 (n. 568), 01.03.1932 (n. 571), 13.12.1932 (n. 612). AG/50 CIN (p. 54-5). CS/FCB indica que <Morano, Paulo> era o pseudônimo de <Barreto, Francisco>. As exibições especiais foram noticiadas por Cinearte de 15.02.1933. A Scena Muda publica o cine-romance do filme em 23.05.1933, n. 635. Sinopse em Cinearte de 15.05.1933. AG/50 CIN indica <Cardoso, Ayres> como o personagem "Baldi, o gordo que luta". Cinearte de 15.04.1933 publicava: "'GANGA BRUTA' não é um filme propriamente falado, mas não é silencioso: tem ruídos, falas, músicas e melodias que exprimem situações e muitas são as cenas silenciosas que falam mais que a voz do movietone (...)". (AG/50 CIN). Também registrava Cinearte de 18.05.1932: "Pela primeira vez, nada menos de três câmeras foram utilizadas para a tomada de uma seqüência passada em interiores. Antigamente, o operador tinha de andar com a máquina às costas, toda vez que devia fazer uma nova tomada. Em 'GANGA BRUTA', havia uma câmera para os close-ups, outra já acertada para os long-shots e a terceira aguardando o momento de apanhar outras cenas". (AG/50 CIN) AG/50 CIN informa que as "cenas do lago das vitórias-régias, com Durval Bellini e Dea Selva, foram inspiradas em <MOST BEAUTIFUL STILL OF THE MONTH, THE>, com <Gish, Lilian> e <Gilbert, John>, e em <BOHÈME, LA>", de <Vidor, King>.
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